coaching contábil

Definição De Gestão de Pessoas

Aprenda o conceito, qual a importância e quais são as ferramentas da gestão de pessoas

A gestão de pessoas é definida como um conjunto de habilidades, técnicas e métodos que têm como objetivo administrar e potencializar a eficiência do capital humano dentro das empresas.

Atualmente uma boa gestão de pessoas, é essencial para o sucesso de qualquer negócio, pois o gerenciamento do capital humano é suma importância para o desenvolvimento empresarial.

A gestão de pessoas teve várias modificações ao longo dos anos, já que a relação entre líder e liderados evoluiu bastante neste tempo, uma das principais mudanças que ocorreram neste período foi a concepção de um líder, pois antigamente tínhamos a visão que o líder era aquela pessoa autoritária que não oferecia espaço para opiniões da sua equipe, mas só que esta visão vem mudando muito nos últimos anos, inclusive nas grandes empresas, já que cada vez mais eles estão tomando decisões descentralizadas.

Conceito De Gestão De Pessoas

O conceito de gestão de pessoas nasceu através de uma série de teorias, principalmente baseadas na Psicologia Organizacional, nelas foram definidas uma série de práticas que possibilitam melhor administração de recursos humanos.

Para muitos estudiosos desse tema, a gestão de pessoas é uma associação de habilidades e métodos, que possuem políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.

A gestão de pessoas usa de técnicas que envolvem a motivação, oferecem possibilidade de desenvolvimento e participação nos processos de tomadas de decisão, entre outras ações.

Promovendo assim o bem-estar e o desenvolvimento profissional, normalmente uma boa gestão de pessoas é capaz de aumentar a eficiência e reduzir a rotatividade de funcionários. Mas este é apenas um dos diversos benefícios para as organizações e seus colaboradores.

Por Que A Gestão De Pessoas É Importante?

Bem está resposta é muito simples, pois o capital humano é um dos recursos mais importantes de uma empresa, ou seja, sem os colaboradores, não pode existir prestação de serviços e nem produção.

Normalmente empresas que não tomam iniciativas para cuidar da qualidade de vida de seus funcionários sofrem com a alta rotatividade e baixa motivação.

No ambiente empresarial existem muitas dificuldades para manter a harmonia nas relações interpessoais. A pressão, a competitividade, as diferenças religiosas, sociais e étnicas podem promover estresse e conflitos entre colaboradores. Esse tipo de atrito prejudica a obtenção de resultados. Além disso, pouquíssimas pessoas estão dispostas a continuar trabalhando em um ambiente tóxico e sem harmonia.

Outro problema apontado nas empresas é a falta de organização e de objetivos claros na hora de conduzir os funcionários ao alcance de metas. Muitos negócios também cometem o erro de não valorizar sua equipe.

Como podemos observar a vários motivos para que o ambiente de uma empresa seja desagradável, e é por isso que devemos focar muitos esforços para ter uma boa gestão de pessoas.

Ferramentas Para Gestão De Pessoas

Para fazer uma boa gestão de pessoas devemos utilizar algumas ferramentas para auxiliar nesta gestão, entre elas podemos citar:

Avaliação de Desempenho

Esta ferramenta de verificação serve para confirmar se realmente os profissionais dominam suas atividades e funções, se eles entendem claramente os objetivos das tarefas e as realizam com efetividade. Além disso, uma avaliação de desempenho também é aplicada com a intenção de identificar as competências e habilidades dos profissionais e também seus gaps, ou seja, aqueles pontos que estes podem e precisam melhorar.

Feedback

O feedback é uma das ferramentas essenciais da Gestão de Pessoas, pois é por meio dele que todos os profissionais, de qualquer grau hierárquico, podem obter os subsídios necessários para potencializar suas habilidades e eliminar comportamentos sabotadores.


Pesquisa de Clima Organizacional

Uma pesquisa de Clima Organizacional ajuda a empresa a mensurar o nível de satisfação, engajamento e motivação dos colaboradores, bem como a medir a qualidade da infraestrutura oferecida e verificar como as lideranças impactam, positiva ou negativamente, nos resultados.

Programas de Capacitação

Investir no desenvolvimento dos profissionais é fundamental para qualificá-los, eliminar suas deficiências, aprimorar habilidades e potencializar os resultados. Neste sentido, os programas de capacitação, por meio de planos de Treinamento & Desenvolvimento são poderosas ferramentas para expandir as competências técnicas, emocionais e comportamentais de líderes e liderados.

Bem espero que tenhamos ajudado a vocês a conhecerem mais sobre este assunto, pois sempre esperamos levar o máximo de conhecimento para vocês, meus caros amigos.

Ajudem ao nosso blog crescer, sugiram temas de seu interesse para ser abordados por nós, agradecemos desde já sua ajuda !

Obrigado por nos ajudar a desenvolver esse blog

Posts Relacionados