coaching contábil

Dicas Para Abrir Uma Franquia

Conheça algumas dicas importantes para você iniciar uma franquia

Atualmente uma das formas de empreendedorismo mais seguras no mercado são as franquias, esse tipo de negócio pode ser uma boa opção para quem pretende empreender e não tem tanta experiencia.

E foi pensando nisso que resolvi trazer algumas dicas para você que pretende abrir uma franquia.


Mas primeiro eu tenho lhe fazer uma pergunta, você sabe o que é uma franquia?

Uma franquia é um modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso fornecida pelo proprietário de uma marca (franqueador) a um investidor (franqueado) para que ele possa replicar em diferentes locais um formato reconhecido e bem-sucedido de exploração de mercado.

Pois bem agora que já sabemos o que é uma franquia, vamos agora as nossas dicas.

Esta análise foi creditada a Albert Humphrey, que foi o líder de uma pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, que usava dados da revista Fortune das 500 maiores corporações.

Esta ferramenta consiste na aplicação de quatro tópicos analíticos sobre a empresa a fim de identificar quais os pontos positivos e negativos que a companhia possui, além de mensurar possíveis oportunidades que a empresa pode explorar ou até ameaças mercadológicas as quais ela também estará exposta.

Conheça Seu Perfil De Empreendedor

Essa pode parecer uma dica bem obvia, mas infelizmente não é.

Nossa dica é que antes de assumir uma franquia você faça uma auto-análise de seu perfil empreendedor, pois não basta escolher somente a mais lucrativa ou famosa, você terá que avaliar a compatibilidade da atividade com seu perfil de empreendedor.

Uma das coisas mais importantes que um empreendedor tem que saber é qual é o seu perfil de empreendedor, pois ao saber isso você conseguirá encontrar uma franquia que esteja compatível com o seu perfil, pois existem algumas franquias que estão acima sua capacidade de investimento.

Ou seja, não opte por um negócio que esteja apenas na moda, se por acaso essa atividade estiver na moda, melhor ainda. Você deve se sentir bem dentro do seu negócio, o negócio também precisa ter a sua cara.

Planeje Seus Investimentos

Antes de abrir uma franquia você deverá planejar seus investimentos, uma das coisas que você terá que ter em mente é quanto você tem disponível para investir nesse negócio.

Lembre-se de que além dos valores para iniciar seu negócio, você precisará também de uma folga financeira para os primeiros meses de operação. Pois, nem todo negócio consegue atingir o seu ponto de equilíbrio logo após sua abertura, ou seja, com as receitas cobrindo as despesas.

Então lembre-se que é preciso ter capital suficiente para iniciar e também para manter a operação até que ela se torne rentável, pois além de tudo demostrado acima seu negócio ainda poderá correr o risco de se gastar mais do que havia sido planejado e isso é uma possibilidade em qualquer tipo de empreendimento.

Faça Uma Análise Do Franqueador

Nossa terceira dica tem a ver com o franqueador de seu negócio, antes de iniciar qualquer franquia você terá que procurar conhecer mais sobre o seu franqueador.

Ao analisar o franqueador você terá que responder algumas questões, como por exemplo, a experiência do franqueador, o suporte oferecido no sistema de franquias, se o franqueado paga por um novo rol, ou seja, pelo conhecimento de um modelo e pelo direito de uso de uma marca reconhecida no mercado.

Mas a principal coisa que você terá que saber se ele lhe dará apoio na forma de bons treinamentos e inovação tecnológica aplicada ao negócio, além é claro de suporte operacional.

E isso tudo você poderá saber conversando com ele ou com os donos de outras unidades que já estão em operação.

Verifique A Saúde Financeira Da Franquia

Nossa última dica terá a ver com a saúde financeira da franquia a ser adquirida.

A franqueadora contratada precisa garantir a viabilidade do seu plano de negócios com dados financeiros que comprovem sua capacidade de atender às necessidades de gestão da rede.

A legislação determina a entrega dos balanços dos dois últimos exercícios e a circular de oferta de franquia que é um documento usado pelo franqueador para fornecer as informações comerciais financeiras e jurídicas da rede para investidores interessados em adquirir seu produto.

Ajudem ao nosso blog crescer, sugiram temas de seu interesse para ser abordados por nós, agradecemos desde já sua ajuda !

Obrigado por nos ajudar a desenvolver esse blog

Posts Relacionados