coaching contábil

O Que É Contabilidade?

Conheçam alguns conceitos básicos sobre contabilidade

A contabilidade é um dos principais instrumentos que fornecem informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Desde sempre ela existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões.

Com o passar do tempo, o governo começou a utilizar-se dela para arrecadar impostos e a torna-lá obrigatória para a maioria das empresas.

Mas sempre ressaltamos, que a Contabilidade não deve ser feita visando basicamente atender às exigências do governo, pois, ela é muito mais importante do que isso, tendo em vista sua importância no auxilio nas tomadas de decisões corretas no ambiente empresarial.

Na contabilidade todas as movimentações possíveis de mensuração monetária são registradas, e em seguida, são resumidos os dados registrados em forma de relatórios para entregar aos interessados em conhecer a situação da empresa.

Esses interessados, através de relatórios contábeis, recordam os fatos acontecidos, analisam os resultados obtidos, as causas que levaram àqueles resultados e tomam decisões em relação ao futuro da empresa.

Finalidade Da Contabilidade

A contabilidade tem como principal finalidade estudar e controlar o patrimônio das empresas, fornecendo assim informações a quem dela necessitar. Hoje em dia, as finalidades da contabilidade podem ser divididas em duas: Finalidade de Planejamento e Finalidade de Controle.

A finalidade de planejamento consiste em adotar um modelo de ações dentre diversos outros possíveis. Ela pode abranger toda a entidade, com a mudança do comportamento até hoje adotado ou apenas parcialmente, dependendo do objetivo maior da organização. A informação contábil pode ser um forte suporte para o planejamento e, mais ainda, quando estabelecendo padrões, torna claro situações futuras.

Já a finalidade de controle está ligado à análise da obediência das definições adotadas pela organização. A informação contábil apresenta-se como o indicador da situação patrimonial tornando possível a verificação do desempenho da organização em atingir as metas traçadas. Como conseqüência, e pelo possível retorno no caso de êxito no atingimento das metas e políticas delineadas, a informação contábil além de meio de comunicação é uma forma de promover a motivação de todo o corpo organizacional.

Campo De Atuação

A contabilidade é uma das áreas que tem um vasto campo de atuação, pois ela pode atuar nas pessoas físicas e nas pessoas jurídicas, com finalidade lucrativa ou não, inclusive as de Direito Público como a União, Estados, Distrito Federal, Municípios e demais.

Por seu objeto, o patrimônio, e as suas finalidades, é fácil concluir a importância da contabilidade e, como conseqüência, a amplitude do seu campo de atuação.

Veja abaixo alguns exemplos de área de atuação da contabilidade:

  • Contabilidade Comercial;
  • Contabilidade Industrial;
  • Contabilidade Pública;
  • Contabilidade Bancária;
  • Contabilidade Hospitalar;
  • Contabilidade Agropecuária;
  • Contabilidade Securitária etc.

Usuários Das Informações Contábeis

Normalmente junto a cada empresa existem grupos de pessoas que possuem interesse direto nas informações fornecidas pela contabilidade.

Essas pessoas podem ser diretamente ou potencialmente vinculadas a empresa, mas os seus interesses, vem desde o sentimentalismo, até o de retorno de investimentos. Resumidamente iremos apresentar alguns dos principais interessados na informação contábil:

Empregado da empresa

Normalmente tem interesse por a empresa, ser a sua fonte individual de salário, gratificações e participações nos lucros.

Sócios e acionistas

Esses por sua vez podem ser analisados sob vários aspectos. Pois os sócios e acionistas podem ter como principal interesse o retorno do investimento feito nas empresas e a segurança da aplicação.

Administradores e outros responsáveis pelas decisões

Estas pessoas necessitam de informações similares ao sócio-administrador acima referido.

Fornecedores e emprestadores de dinheiro

Neste caso é obvio que eles tem como principal objetivo o retorno dos recursos investidos, seja pela entrega de mercadorias, de dinheiro ou outra forma de propiciar o funcionamento da organização.

Governo

Por sua vez o governo tem dois grandes interesses que podem tomar como suporte as informações contábeis. O financiamento da atividade governamental, para o bem-estar de toda a população, necessita de recursos que, em grande parte, vem da atividade empresarial sob o forma de tributos. E a outra informação que pode ser extraída da contabilidade é sobre o desenvolvimento em áreas geográficas, setores de atividade e outras que, convenientemente compiladas, podem orientar a politica de desenvolvimento da nação.

Pessoas em geral

Todos nós devemos ser interessados nas informações fornecidas pela contabilidade, em sentido amplo, desde quando potencialmente investidores de recursos ou, mesmo de uma forma restrita, a do nosso dia-a-dia, conciliando renda com gastos. Não necessariamente precisamos montar um sistema de contabilidade pessoal, embora possível, mas lembremos que o objeto da contabilidade é o patrimônio e, o individual, deve ser administrado caracterizando contabilidade.

Técnicas Contábeis

Segundo Ribeiro (2002, p. 23) diz que a contabilidade é uma ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do Patrimônio da empresa.

Já Franco (2006, p. 35) comenta sobre 4 técnicas contábeis indispensável para a contabilidade das empresas:

Escrituração

É a técnica contábil exercida com a finalidade de efetuar o registro, através do lançamento, dos fenômenos ou fatos que afetam o patrimônio de uma entidade. Tais fenômenos, para serem objeto da escrituração, devem ser passíveis de valoração monetária.

Demonstrações Contábeis

É a técnica que se encarrega de informar aos usuários da informação contábil a situação do patrimônio e suas mutações. Através de demonstrações e outros relatórios, as pessoas que mantêm relação de interesse com a entidade recebem as informações contábeis indispensáveis ao processo decisório.

Análise de Balanços

É técnica que permite, através da utilização de instrumentos diversos, a decomposição, a comparação e a interpretação das demonstrações contábeis ou gerenciais e suas extensões, com vistas a avaliar o desempenho e as tendências da entidade para atender determinado objetivo.

Auditoria

É a técnica contábil que consiste no conjunto de procedimentos técnicos que tem como objetivo avaliar se as demonstrações contábeis de uma entidade econômico-administrativa retratam sua real situação patrimonial, assim como o de verificar se estas demonstrações foram elaboradas conforme os Princípios Fundamentais da Contabilidade e de acordo com determinações legais pertinentes.

Ajudem ao nosso blog crescer, sugiram temas de seu interesse para ser abordados por nós, agradecemos desde já sua ajuda !

Obrigado por nos ajudar a desenvolver esse blog

Posts Relacionados

O que é patrimônio?

Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, física ou jurídica, que possam ser avaliados em...

Leia Mais